Boas práticas
🍴
Como definir e ofertar recompensas atrativas para seus clientes?
Por que oferecer recompensas?
A oferta de recompensas é a principal munição para que você consiga não somente atrair novos clientes, mas também estimular seus consumidores a sempre voltarem e garantir que eles lhe gerem dados importantes sobre a sua operação.
E lembre-se, uma boa estratégia para escolher suas recompensas é avaliar o que os seus clientes normalmente consomem no seu estabelecimento. São exatamente esses principais produtos que eles irão gostar de receber. Podem ser pratos, bebidas, sobremesas e até onde sua imaginação permitir!
Qual é a quantidade ideal de recompensas que devo oferecer?
Não existe um número exato, mas recomendamos pecar pelo excesso. Quanto mais recompensas, mais estímulos você cria para atrair clientes, fazer esses clientes voltarem e gerar dados importantes para sua operação e clientela.
Invista em variedade! Lembre-se: nem todos tomam chopp, nem todos bebem álcool, nem todos gostam de doce, etc. Ou seja, o ideal é disponibilizar recompensas que agradam diferentes perfis de clientes, garantindo uma boa adesão de todos.
O grande segredo para atrair mais clientes a partir das recompensas
Os consumidores, em sua maioria, são ainda mais atraídos por impulsos imediatistas e benefícios instantâneos. Portanto, é essencial que você cadastre, pelo menos, uma recompensa que o cliente poderá consumir com 1 único ponto, ou seja, imediatamente após ele finalizar o envio dos seus dados e resposta à pesquisa. Para um cliente que ainda não conhece o seu programa de recompensas, essa é a melhor maneira de atraí-lo.
Além disso, ao resgatar uma recompensa imediatamente no seu primeiro uso, o consumidor consegue ver na prática o quão fácil é todo o processo. Essa confiança gerada será fundamental para que esse cliente continue utilizando o seu programa de recompensas nas próximas visitas e passe a indicá-lo para mais pessoas.
Como oferecer recompensas ainda mais rentáveis?
Simples: Você pode oferecer, por exemplo, recompensas visadas pelos seus clientes em porções menores do que o normal. E lembre-se, ainda é possível estipular consumações mínimas (R$) no dia do resgate da recompensa por seu cliente.
Exemplos:
Chopp gelado em um copo menor do que o padrão;
Caipiroska deliciosa utilizando uma vodka mais econômica;
Um brigadeiro de colher quentinho;
Uma bola daquele sorvete delicioso; etc.
Como utilizar a consumação mínima (R$) a seu favor?
A consumação mínima é uma ferramenta poderosa que você pode utilizar para não permitir com que clientes que gastaram valores muito baixos tenham direito a resgatar uma recompensa.
Porém, fique atento! Consumações mínimas exageradamente altas geram frustração e afastam seus clientes.
E lembre-se: todas as vezes que um cliente consumir de você enquanto acumula pontos, ele estará gastando mais dinheiro no seu estabelecimento. Em muitos casos, esse cliente sequer estaria voltando se não recebesse nada em troca. O custo operacional de fornecer uma recompensa para esse cliente se torna completamente insignificante quando comparado à receita que ela gerou para seu negócio.
Resumindo: busque ser justo e trazer consumações mínimas proporcionais à recompensa ofertada.